A DIFUSÃO DOS CÃES E SUAS RAÇAS DIVIDIDAS POR GRUPOS

10/01/2018 – Por Dra. Wanessa Buchi – Veterinária

A DIFUSÃO DOS CÃES E SUAS RAÇAS - Todos os cães pertencem a uma só espécie, com múltiplas raças e variedades, descendendo provavelmente do lobo sul-americano.Todos os cães pertencem a uma só espécie, com múltiplas raças e variedades, descendendo provavelmente do lobo sul-americano.

Após milhares de anos de domesticação, a espécie difundiu-se rapidamente pelo planeta.

Atualmente, o homem seleciona os cães de acordo com as qualidades que lhe interessam, entre as quais podemos citar porte, beleza, agilidade, faro, pelagem e comportamento instintivo.

Por meio de cruzamentos inter-raciais e seleção artificial é também possível criar novas raças que atendam a critérios específicos.

Muitas das raças modernas, são resultado de centenas de anos de criação na busca de características particulares, os cães foram divididos em grupos.

No Brasil, o CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia – é o órgão responsável por organizar e regulamentar a criação de cães no Brasil) divide os cães em 11 grupo, são eles:

Grupo 1 (pastores e boiadeiros), Grupo 2 (pinschers, schnauzers e molossóides), Grupo 3 (terriers), Grupo 4 (dachshunds), Grupo 5 (spitz e cães primitivos), Grupo 6 (farejadores e raças assemelhadas), Grupo 7 (apontadores), Grupo 8 (retrievers, levantadores e cães d’água), Grupo 9 (cães de companhia e toys), Grupo 10 (galgos) e Grupo 11 (raças com registro provisório).

O DNA da raça de um cão traz parte de seu “manual de instruções”, por assim dizer. A raça do cachorro é formada pelas funções que ele deve ter, por isso, quanto mais puro ele for, mais vai se valer das características da raça para poder extravasar a energia e a frustração em excesso.

A partir da próxima semana estaremos falando um pouquinho sobre os cães de cada grupo.