Não, cachorro NÃO pode comer chocolate. Assim como muitos alimentos que nós ingerimos, ele pode fazer muito mal ao peludo. Inclusive, ser letal.
O chocolate é altamente tóxico para os cães devido a duas substâncias: a teobromina e a cafeína. E qualquer quantidade de chocolate pode levar o cão à morte! A intoxicação por chocolate em cachorros está entre os tipos de envenenamentos mais comuns na clínica de pequenos animais.
Portanto, antes de dar qualquer coisa ao cachorro, procure sempre saber se fará bem ou mal a ele. Diarreia, vômitos, alergias, obesidade e até intoxicação são algumas das consequências de oferecer comidas fora da dieta do cachorro.
Por que comer chocolate faz mal aos cães
O chocolate é feito com amêndoas fermentadas e torradas provenientes do cacau. Para os humanos, essas substâncias são digeridas de forma segura pelo organismo. Já para os animais, há uma dificuldade de metabolização, que é a transformação que as substâncias químicas sofrem desde a sua ingestão até a digestão.
As responsáveis por isso são as metilxantinas, que estão presentes no chocolate, no café e no chá, por exemplo. Essas substâncias podem ser perigosas para os cães pois são facilmente absorvidas pelo estômago e intestino e distribuídas por todo o corpo, com efeitos nocivos ao sistema nervoso central e ao coração. Então nada de achar que cachorro pode comer chocolate, nem um pouquinho, ein?!
Comer pouco chocolate também faz mal ao cachorro?
Sim. Mesmo um chocolate pequeno poderá ser o suficiente para intoxicar o cão. No entanto, os cães de pequeno porte são os mais afetados, pois uma menor quantidade de chocolate poderá causar sintomas devido ao baixo peso corporal que possuem. A dose considerada letal é de 250 a 500mg/kg.
Outra questão importante é que os chocolates podem ter maior ou menor teor de teobromina. Quanto mais escuro for o chocolate, maior será o risco de intoxicação. Assim, os mais perigosos são os chocolates amargos. E a teobromina ainda pode permanecer no organismo por seis dias. Por isso, cães que comem chocolate de pouco em pouco podem acabar sendo intoxicados ao longo de dias.
Fonte: love.doghero.com.br