25/06/2018 – Por Dra. Wanessa Buchi – Veterinária
O Dálmata é a raça mais diferente e destacada de todas, mas sua origem é desconhecida. Seu nome vem de Dalmatia, uma região no oeste da Iugoslavia, mas é provável que ele não tenha originado ali.
O Dálmata já foi usado para briga, pastor, cão de tração, caçador de ratos e até mesmo cão de circo. Mas foi como cão de carruagem na Inglaterra Vitoriana que ele encontrou seu lugar.
O cão de carruagem tinha a função pratica e estética, ele protegia os cavalos do ataque de cães e dava um toque de estilo ao processo.
É um cão alegre, sempre pronto para brincadeiras e longas caminhadas. Esta raça tem uma alta necessidade de exercícios e pode desenvolver distúrbios comportamentais se não for exercitado.
Recomenda-se um treino firme e consistente, que aposte no reforço positivo. O Dálmata tem fama de manter memória de maus tratos e não ultrapassarem os traumas ate o fim da vida.
São animais inteligentes, de temperamento bastante dócil, mas podem ser bastante desajeitados com crianças mais novas, já que suas brincadeiras são bastante enérgicas. São bem receptivos a outros cães, mas podem surgir atritos entre dois machos, são sensíveis e leais e são bons cães de alerta.